OFICINA DE COMPOSTAGEM - BOLETIM ECOFORTE - JUNHO/2016


13 de setembro, 2016
por Iara Fonseca de Sousa

boletim, UR restinga

ONDE: Fazenda Boa Sorte – Assentamento Rural 17 de Abril , Restinga-SP
QUANDO: 03 de JUNHO de 2016

O dia iniciou com um café da manhã entre todos. A intenção do encontro era reunir o grupo de mulheres do assentamento 17 de Abril para compartilhar conhecimentos sobre os processos de compostagem a partir de resíduos orgânicos domésticos. Discutiu-se sobre a importância da compostagem, da reciclagem da matéria orgânica, as diferentes formas de se montar uma composteira, as opções de uso do adubo e possibilidades de fontes de renda com a venda do mesmo.

O grupo havia separado, anteriormente, resíduos orgânicos para a montagem de dois modelos de compostos. O primeiro foi montado sob o solo, intercalando-se material seco (folhas, palhas secas) e material molhado (restos de alimentos, folhas e troncos verdes). O propósito é misturar fontes ricas em carbono e nitrogênio a fim de que o processo de compostagem se acelere. O outro modelo consistiu no condicionamento desta matéria orgânica em caixas empilhadas, como sendo uma alternativa de compostagem em situações de baixa produção e aquisição de resíduos orgânicos e em ambientes menores.

Este momento de atividade prática foi importante tanto para o compartilhamento de saberes, técnicas, surgimento de dúvidas e discussões, como também para a maior integração do grupo e, consequentemente, aproximação entre elas.
Ao final, realizou-se uma avaliação da oficina e o planejamento das próximas atividades. O grupo conversou sobre as possíveis atividades que lhes despertam interesse, destacando-se atividades de artesanato e trabalho com plantas medicinais. Decidiram então que a próxima ação seria o plantio de um canteiro de plantas medicinais, a partir das mudas de ervas que cada uma possuísse em seu lote.

O trabalho com plantas medicinais serviria tanto como uma alternativa de renda, como também no resgate e reapropriação das formas alternativas de cuidados com a saúde.

fotos do evento

Histórico

Em abril de 2016, um grupo de mulheres do Assentamento 17 de Abril se reuniu com a intenção de fortalecerem sua organização, dar maior visibilidade para seus conhecimentos, práticas e papéis desempenhados na comunidade e no ambiente e desenvolverem coletivamente os diversos projetos e interesses locais. Estas mulheres estão diretamente envolvidas no projeto Ecoforte, tanto na construção e manutenção dos SAFs, como na organização dos eventos, propiciando as condições necessárias para sua ocorrência. Desta forma, um dos interesses em organizar este grupo de mulheres refere-se também à ampliação da noção de Unidade de Referência para além do espaço de plantio, mas sim, para toda a unidade familiar, incluindo-se dimensões sociais, culturais, ambientais e econômicas.

Deste primeiro encontro, resultou o planejamento e organização de uma oficina de compostagem, visto o interesse do grupo em se trabalhar de forma sustentável a reciclagem do material orgânico produzido nos lotes individuais e ao mesmo tempo deter o conhecimento e prática da produção de adubo para suas plantações.