CONSULTA PÚBLICA DA MINUTA DA PEAPO - Boletim ECOFORTE - JUNHO/2016


13 de setembro, 2016
por Malu Luiza de Andrade Benini

boletim, PEAPO

A construção de uma proposta para a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO) começou no ano de 2013, com a formação de uma frente parlamentar a partir da iniciativa dos deputados Aldo Demarchi (DEM) e Ana do Carmo (PT). A partir dai iniciou-se uma construção coletiva com um grupo de trabalho formado por representantes da sociedade civil para a escrita da PEAPO. Após esta atividade, como sugestão deste coletivo, foram abertos espaços para contribuições vindas de outros contextos da sociedade civil. Iniciou-se assim o período para a realização de consultas públicas.

A Rede de Agroecologia do Leste Paulista, com o apoio do projeto ECOFORTE, organizou e realizou uma destas consultas com uma proposta mais ampla, de se trabalhar os desejos da Rede frente a uma política estadual.

Assim, no dia 13/06 foi realizada a oficina da Consulta Pública da PEAPO. Neste contexto, o dia se iniciou com um café da manha feito pela Associação das Mulheres Agroecológicas (AMA) e uma apresentação do Leonardo Scalisse, representante da Articulação Paulista de Agroecologia (APA) que trouxe o histórico da construção da Política.

Após este momento, como forma de iniciar os diálogos com a temática da Política, os participantes se dividiram em grupos para responder a questão: O que queremos de uma política de fomento e apoio para a Agroecologia e Produção Orgânica para o estado de São Paulo? Nesta atividade, diversas sugestões apareceram, desde o fortalecimento conceitual da Agroecologia, até questões vinculadas a produção e comercialização baseada nos princípios da Economia Solidária.

Somente após a apresentação de todos os grupos, os participantes começaram a pautar as sugestões do texto da PEAPO. Neste momento, foram novamente divididos em grupos e realizaram uma leitura da política, discussões e sugestões. Ao retornarem na plenária, as sugestões foram validadas e gerou-se um documento único que foi enviado para a Frente Parlamentar.
Esta oficina proporcionou que a Rede refletisse suas reais demandas e pautasse também a PEAPO.

fotos do evento

fotos: Janaína Welle