ENCONTRO DO NEA 2016: FORTALECIMENTO DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - BOLETIM ECOFORTE - JUNHO/2016


13 de setembro, 2016
por Pedro Bazili

boletim, NEA

No dia 21 de abril de 2016 ocorreu no Distrito de Santo Antônio do Rio Grande, Município de Bocaina de Minas – MG, o primeiro encontro de 2016 do Núcleo de Estudos de Agroecologia da Mantiqueira – UFLA. Neste encontro tivemos a participação efetiva de diversas entidades como EMATER, APA-ICMBio Mantiqueira, Terra Una, APROVIM, APOMM, AABGC, MOGICO entre outras, além de produtores e consumidores de produções agroecológicas e orgânicas. Tiveram presentes mais de 70 participantes os quais discutiram e se integraram no âmbito de tornar real os anseios da formação de uma REDE de Agroecologia da Mantiqueira, bem como de promover um Arranjo Produtivo Local consistente que atenda as demandas de produtores, consumidores e outros atores envolvidos como as entidades citadas.

No período da manhã, Bruno Negretti, fundador do NEA Mantiqueira conjuntamente com Pedro Bazilli Neto (produtor rural agroecológico), explicou a atual conjuntura do NEA. Através de uma linha do tempo, resumiu os passos do NEA desde o Edital de NEAs publicado por 5 Ministérios (MAPA, MCTI, MEC, MDA, MPA) mais CNPQ em 2013 , sua fundação em 2014 através da coordenação do Professor Itamar Ferreira da UFLA (Universidade Federal de Lavras-MG), as pesquisas desenvolvidas por 3 Departamentos da UFLA (Floresta – Renato Grisi, Biologia – Patrícia, e Agricultura – Itamar Ferreira), os cursos de Agricultura Biodinâmica em parceria com a ABD (Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica) ministrados pela pessoa do Mestre Marcelo F. Sambiase, a participação e identificação de Pessoas Agroecológicas comprometidas, os Projetos, até o momento atual com suas oportunidades. Neste momento foram informadas todas as entidades parceiras de alguma forma do NEA Mantiqueira como UFLA, ABD, Associações (APROVIM, APOMM, APAN-Fé, AABGC, MOGICO, Fundação Matutu, entre outras), EMATER, NEPA, APA-ICMBio – Mantiqueira, IMA, Instituto Mahle, FUNDECC, MAPA, Mackenzie-FGV, Rede de Agroecologia do Leste Paulista, Rede Ecoforte, EMBRAPA Meio Ambiente – Jaguariúna-SP.

Bruno Diniz Negretti, juntamente com Marcelo F. Sambiase e Pedro Bazilli Neto mostraram as conexões entre os parceiros e as instituições, o conhecimento e as produções, identificando uma retro-alimentação entre estes, interligados por projetos. Também foram expostas as relações institucionais, separando-as em ligadas ao conhecimento ou a produção.

fotos do evento

fotos: Nilmar Eduardo Arbex de Castro