Reunião do Colegiado da Rede 1°/11/2018


08 de novembro, 2018
por Guilherme

reunião, leste-paulista, Prospecção de Demandas

Ocorreu na última quinta feira, dia 1° de novembro de 2018, a reunião do Colegiado da Rede de Agroecologia do Leste Paulista, na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) na Unicamp. Estiveram presentes membros de diversas instituições: Instituto de Biologia da Unicamp, APTA, CATI, ITESP e Embrapa, além de agricultores e coletivos agroecológicos.

A reunião apresentou o projeto “Prospecção de demandas e intercâmbio de conhecimentos para transição agroecológica familiar do território do Leste Paulista”, apelidado de Agroeco Leste Paulista. O objetivo do projeto é analisar as demandas dos agricultores do Leste Paulista possuem para estabelecer programas mais direcionados às necessidades da transição agroecológica, entretanto ainda está em estágios iniciais. Houve a discussão do GT do Caderno da Rede para sistematização dos documentos e a integração da extensão rural e pesquisa agropecuária. Foi divulgado a articulação em construção entre o Coletivo Sementeia e a FEAGRI para um curso de extensão em Produção audiovisual para agricultura no próximo ano.

Após os informes gerais, foi tratado questões das reuniões anteriores, na qual houveram sugestões de melhoramento da estrutura organizacional da rede, como representantes de cada região em diferentes áreas, mudanças nas secretarias microrregionais e utilizar canais de comunicação já estabelecidos para facilitar o diálogo. O próximo tópico abordado foi o projeto político pedagógico da Rede Leste, no qual foi apresentado e discutido o caderno elaborado, e se este já poderia ser considerado como projeto político-pedagógico, mesmo não trazendo uma agenda de ação. O Projeto Político pedagógico dará subsídio para construir um plano diretor da rede, dando orientações e diretrizes. Ele é divido em três módulos; marco situacional: o momento atual da rede e a sua trajetória; o marco conceitual: quais são os conceitos e as atribuições que são importantes à rede; o marco operacional-estruturante: qual estrutura ideal para melhor cumprir as diretrizes estabelecidas. O caderno age como balizador e congrega esses marcos.

Foi sugerido que no próximo boletim fosse publicado um resumo do caderno, ou então a criação de um material mais compacto com linguagem mais acessível, além da formação de um grupo para repensar a estrutura e trazer uma sugestão à próxima reunião.

Em seguida, foi tratada a política de comunicação da Rede leste e a sua importância na integração de seus membros. A lista de emails foi renovada para divulgação de eventos relacionados a agroecologia, aliado a volta do site da Rede Leste integrado com a plataforma do facebook, publicando notícias e eventos que ocorrerem na região. Foi sugerido divulgar os posts da página da Rede Leste em grupos relacionados em agroecologia ou em cidades nas quais ocorrerão eventos. Foi sugerido utilizar o canal da ANC para auxiliar na comunicação e apresentar a Rede Leste de Agroecologia às prefeituras das cidades do território do Leste Paulista. Ocorreu, também, a definição de um grupo de comunicação com alguns membros e representantes das microrregiões para tratar tanto da comunicação interna quanto da comunicação externa, uma vez que esta ainda está com dificuldades em atingir a comunidade de agricultores. Por último foi definida a data da próxima reunião do Colegiado da Rede Leste de Agroecologia, que será em 13 de dezembro de 2018, em local ainda não definido.