EVENTO DE FORMAÇÃO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS
TEXTO: João Carlos Canuto
ONDE: Fazenda Boa Sorte – Assentamento Rural 17 de Abril , Restinga-SP
QUANDO: 01 e 02 de JUNHO de 2016
No primeiro dia foi realizada uma reunião de planejamento, iniciada com a apresentação de um vídeo sobre manejo de sistemas agroflorestais, como motivação inicial. O debate sobre o vídeo permitiu elucidar ainda mais os princípios da sucessão vegetal, estratificação e biodiversificação, facilitando o debate e a planificação das práticas de campo programadas.
Nos dias seguintes as atividades iniciaram-se com um café da manhã entre todos. Ricardo Camargo e João Canuto apresentaram os equipamentos adquiridos pelo projeto ECOFORTEpara o manejo de SAF no Assentamento 17 de Abril. Explicaram seu uso e reiteraram a importância da utilização de EPIs e do cuidado ao manusear e guardar os equipamentos. Após isso o grupo seguiu para a área de SAF para iniciar as práticas programadas.
O sistema agroflorestal em questão está atualmente com 5 anos e apresentava antes do manejo uma quantidade grande de biomassa, possível de melhorar a fertilidade mediante a poda e reciclagem do material in loco.
Lá houve uma conversa sobre a situação atual do SAF e de como seria feito o manejo, como fazer a poda, como acelerar a reciclagem de nutrientes, estratégias de plantio, manejo do material oriundo da poda, preparo do terreno, planejamento expedito do plantio na área do SAF, entre outras questões. Iniciou-se então a parte prática do evento de formação, com as pessoas dividindo-se para utilizar os diferentes equipamentos, alternando o uso dos mesmos para que todos pudessem adquirir noção prática de manejo de biomassa em SAF. Assim, o SAF foi manejado com poda drástica e leve, conforme a necessidade. Em sequência, o grupo efetuou a fragmentação do material, separando-o, de forma que a parte mais leve ficasse nas entrelinhas e a lenha nas linhas das árvores. A intenção era aportar uma quantidade significativa de biomassa para fertilizar o sistema e permitir o enriquecimento do SAF com cultivos de frutas (nas linhas) e hortaliças (nas entrelinhas) na época das chuvas de 2016/17.
Foi deixada uma parte pequena do SAF sem manejo, para controle e comparação de resultados. Foram posteriormente aferidas medidas de luminosidade, umidade relativa do ar e temperatura, de forma comparativa entre o SAF manejado e a parte ainda fechada do sistema. Ao final todos se reuniriam em uma roda de conversa para avaliar a vivência de formação, o que consideraram muito enriquecedora por se tratar de uma experiência prática. Grande parte dos que ali estavam iniciaram o cultivo de SAF em seu lote há pouco tempo e julgaram importante conseguirem visualizar e experimentar o manejo de um SAFmais consolidado.

O que é saf?
Agroflorestas ou Sistemas Agroflorestais, também conhecidos como SAFs, são estratégias que combinam harmonicamente objetivos produtivos e recuperação de recursos naturais na agricultura. No assentamento 17 de Abril, em Restinga-SP, foram desenvolvidas diversas práticas de agrofloresta ao longo dos últimos quatro anos, que propiciaram a instalação de dois SAFs no Assentamento. Um deles, pela dedicação dos agricultores responsáveis, Sr. Donizete e Dona Rosimeire, tornou-se uma referência dentro e fora do Assentamento, sendo considerada uma Unidade de Referência – UR para o sistema e técnicas ali desenvolvidas, que ficou conhecida como SAF-HORTA.
Atualmente, nesta UR são desenvolvidas diversas técnicas agroflorestais, que estão sendo acompanhadas por um grande número de agricultores do Assentamento e de uma rede maior no estado de São Paulo. No decorrer do projeto anterior, destacaram-se novos agricultores-experimentadores, com perfil para ampliar e diversificar as práticas e modelos de SAF. Foram realizados diversos encontros e vivências com eles e quatro novos agricultores se interessaram em conduzir em suas áreas de produção e moradia novas, experiências em agroflorestas, como parte das ações previstas no âmbito do projeto Ecoforte, além da expansão do SAF-HORTA.