No sábado, dia 17 de Agosto de 2019, foi realizado um evento de formação em meliponicultura no município de Monte Mor/SP, com a presença de não somente agricultores, mas também moradores urbanos interessados na criação de abelhas sem ferrão. O evento todo foi realizado em conjunto com a UR (Unidade de Referência) da Associação de Meliponicultores do estado de São Paulo (AMESAMPA), onde membros de diferentes regionais realizaram diversas apresentações.

Durante o evento foram abordados temáticas como as especificidades da meliponicultura, a importância de contribuir com as abelhas sem ferrão, especificidades sobre as espécies, legislações relevantes sobre a prática da meliponicultura, aspectos do mel, própolis, geoprópolis e os demais produtos decorrentes da meliponicultura.

Os participantes também puderam conhecer algumas espécies na prática, já que foram levadas algumas caixas, bem como conhecer diferentes tipos de mel e de produtos da meliponicultura. 

Esse evento foi importante para reforçar o papel de UR desempenhado pela AMESAMPA, enquanto disseminadora de conhecimentos.