No dia 14 de agosto ocorreu a primeira atividade em campo do projeto ECOFORTE na região do Leste Paulista, na Vila Yamaguishi, em Jaguariúna. Esta atividade faz parte de um dos objetivos do projeto Ecoforte proposto pela Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC) para a fortalecer a Rede de Agroecologia do Leste Paulista, apoiado pela Fundação Banco do Brasil e BNDES por meio do edital REDES ECOFORTE .


Estiveram presentes no evento cerca de 50 participantes, entre eles, representantes da COOPRAFAN – Cooperativa de Produção Agroindustrial familiar de Artur Nogueira (Artur Nogueira), Associação Piracaia Orgânica (Piracaia), Associação Cornélia (Campinas), Associaçao das Mulheres Agroecológicas – AMA (Mogi Mirim), Assentamento Milton Santos (Americana), Assentamento Rural Sepé Tiaraju (Serrana), Assentamento “17 de Abril” (Restinga), Sítio São José da Cachoeira (Amparo), Sítio Agroecológico (Jaguariúna), Sítio NatureSer (Caconde) e Meliponário Escola (Jaguariuna), ou seja, onze Unidades de Referências (URs) do projeto, bem como parceiros de instituições que atuam na região da Rede.
O objetivo principal deste primeiro encontro era a integração deste membros. Foram trabalhados alguns conceitos de “redes”, apresentado o histórico da Rede de Agroecologia do Leste e do projeto ECOFORTE. Por meio de atividades baseadas em metodologias participativas os participantes do evento dividiram-se em grupos de trabalho para apresentar suas “unidades de referência” aos demais. Também, foram realizados encaminhamentos, com os representantes das unidades de referência, sobre questões práticas do projeto ECOFORTE, como o início das atividades de formação, resolução de dúvidas quanto ao processo de compras de materiais e serviços.
Foi, ainda, realizada uma plenária onde diversos assuntos foram discutidos como: o interesse dos participantes no processo de certificação participativa, a ansiedade para o inicio das atividades de formação, bem como questões e encaminhamentos referentes à dificuldades enfrentadas pela equipe executiva para realização do projeto.

Ao final, avaliou-se que foi um encontro muito produtivo, todos os participantes puderam conhecer realidades diferentes e trocar experiências sobre a dinâmica de cada UR. Além disso, foi um espaço resolutivo para dúvidas, principalmente com relação ao processo de compras de materiais e equipamentos para as URs e acordos sobre o processo de formação/capacitação que começará. E assim, inicia-se formalmente o projeto ECOFORTE, financiado pela Fundação Banco do Brasil e BNDES, para a Rede de Agroecologia do Leste Paulista!